terça-feira, 13 de abril de 2010

Documentos para viajar pra Europa

* Atualizado em fevereiro de 2014
Hoje nosso assunto é um tanto quanto burocrático, afinal BUROCRACIA existe em qualquer parte do mundo para onde você queira se aventurar.

A documentação para viajar, quero que fique claro, é algo bem diverso dependendo da finalidade de sua viagem e da forma como vai fazê-la, visto que pacotes de agências turísticas, por exemplo, se encarregam de entregar minuciosamente tudo que você precisa fazer.

Para o amigo leitor aventureiro vão algumas dicas (considero aventureiro, mochileiros, ou viajantes solitários que entram num avião e vão sem destino fixo pelo mundo):

Se seu destino é Argentina esteja com seu RG (identidade) atualizado, pois se a mente não me falha documentos emitidos há mais de 10 anos naquele país é crime!

Se você pretende aventurar-se para os Estados Unidos, Canadá lembrem-se de solicitar VISTO, nos respectivos consulados.

como meu blog é direcionado para quem deseja saber mais sobre viajar pela Europa, aqui vai algumas dicas para viagens ao velho continente:

Vale citar o que consta no site do MINISTÉRIO DAS REALIZAÇÕES EXTERIORES:

"Em 2005, cerca de 7.000 brasileiros regressaram ao Brasil porque foram deportados ou não admitidos no exterior. Em 2006, esse número cresceu para 13.583 - mais da metade oriunda de países da América do Norte e boa parte da Europa (Fonte: Departamento de Polícia Federal). Estima-se que esse número tenha aumentado ainda mais em 2007."

Antes de qualquer providência, verifique a validade do seu passaporte, ele deve ter validade superior a 6 meses. (Recentemente esse prazo foi alterado para 3 meses, a contar da data de saída da comunidade Européia, pelo visitante. Vale Salientar que esse novo prazo vale para todos os países que fazem parte do Espaço Schengem.).

Países da Comunidade Européia não exigem visto, desde que você permaneça o período máximo que é 90 dias, entretanto se você vai para casa de um parente ou amigo, será necessário a apresentação à policia de fronteira de um documento conhecido como carta convite (documento que alguém que já more no país de destino envia para você, devidamente assinado, declarando-se responsável pelo seu período de estadia. Também é válida se escaneada por e-mail) ou reserva em hotel, além de quantias mínimas de dinheiro que correspondam ao período de sua estadia (esse item foi postado aqui), cartão de crédito internacional, e passagem de volta com prazo não superior a 90 dias da entrada.

MODELOS DE CARTA CONVITE (Infelizmente só as possuo em italiano, mas como esse é o modelo do tratado shengen basta usar nosso amigo GOOGLE TRADUTOR que serve em qualquer idioma):

Al Sig./ra.................................
.........(indicare il nome della persona che si invita) E p.c alla Rappresentanza Diplomatica Italiana in ....................indicare il Paese )


Il/la sottoscritto/a…………………nato/a………….il……….Residente a………………………via…… n.………tel./cell……………………….
e-mail…………………….

consapevole che le dichiarazioni mendaci, la falsità negli atti e l’uso di atti falsi sono puniti ai sensi del Codice penale e delle leggi in materia

DICHIARO

Di poter ospitare, per un periodo di giorni (n°)…………e di potermi assumere l’onere dell’alloggio, del sostentamento, anche per quanto attiene ad eventuali spese per cure mediche o ospedaliere nonché del rientro in patria del Sig./ra...................................di cittadinanza..........................nato/a a........................residente a................................ titolare del passaporto n°......................rilasciato dall’autorità competente in ......................(indicare il Paese) Dichiaro inoltre che il mio reddito annuo è di € ..................e che la mia abitazione è costituita da n°............vani .

Data..../..../.........

Firma..................................


  • A quantia em euro é calculada na base de 65 a 70 euros ao dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário