terça-feira, 30 de março de 2010

Despindo os conceitos - Post 2 (Empregos)

Bom, agora vamos falar de algo mais sério... EMPREGOS. Aqui no Brasil, com toda nossa carga cultural retrógrada, é normal que empregos sejam sinônimos de status e aflorando uma mentalidade mais provinciana, bem comum a nós brasileiros, esses "cargos" / "empregos" / "profissão" sejam motivo de comportamentos austeros para com indivíduos menos bem colocados.

Vejamos: emprego vai rimar com status em qualquer lugar do mundo, mas essa banalidade de classificar postos e consequentemente pessoas, melhores ou mais bem remuneradas que outras, de fato, na Europa você não vai encontrar!

É comum, no velho continente pessoas formadas falando mais de 2 idiomas fluente, exercendo a profissão de sua formação que por terem pouca experiência recebem menos que um vendedor de loja, um mecânico, operário enfim.

Também é comum o uso de MARCAS, endeusadas pelos "brazucas cucas-frescas", por qualquer cidadão europeu indiferente de seu labor.

Assim como não existe aquele ar arrogante de um grande chefe de uma empresa ao entrar numa loja ou num PUB e maltratar o funcionário por se achar melhor, como costumeiramente observamos aqui no Brasil. Lá existe muito o respeito à pessoa e o respeito ao trabalho que ela desempenha, seja qual for (dentro da legalidade, claro).

O mundo europeu com a recente crise tem feito seu mercado fechar as portas e oportunidades de trabalhos estão cada vez mais sombrias, principalmente se você não é um nacional, entretanto ali o trabalho não rima com status no tocante a remuneração, o trabalho rima somente com remuneração e a verdadeira aplicabilidade da "dignidade da pessoa humana" desatrelada do posto ocupado por ela. Ali, você sente-se feliz por servir um café e ter respeito e um bom salário, assim como sente-se feliz por ser "manager" de uma empresa. O respeito é igual e o tratamento... também é igual.

Ali a mentalidade cultural do ego, não é tão gritante , e como isso é bom... imagina países ricos agem assim, enquanto nós de um país em crescimento torcemos as vistas para empregos menos favorecido e fazemos crescer cada dia mais o número de desempregados!

2 comentários:

  1. Acredito que aqui no Brasil há uma falta de conscientização da importância de cada profissão, cada função.
    Todas as profissões existem porque precisamos delas, o que falta é valorizar cada um dos profissionais seja lá qual a profissão ou qual a função que ele exerce.

    ResponderExcluir