sábado, 28 de janeiro de 2012

Compras na Itália - Roma (Eletrônicos)

Para maiores informaçoes sobre nossos passeios organizados para compras em Roma clique aqui.


Há um tempinho  me programo para fazer uma seção de posts todos sobre Roma, mas sempre que começo algum outro post me é sugerido ou me vem em mente.
Dessa vez a sugestão veio de alguns amigos e leitores através do email do blog e sinceramente A-M-E-I!
Porque não fazer um post com dicas de compras na Europa? 

Achei super interessante afinal todo mundo que viaja quer trazer qualquer lembrançinha do local que visitou mas como na maioria das vezes o pessoal viaja com excursões se torna complicado procurar principalmente quando falta aquelas dicas que tornam  realmente em ouro o tempo cronometrado pelo guias, assim sendo topei o desafio ,  entretanto não me atrevo a ir tão longe e abranger toda Europa assim sendo  aqui estou para o primeiro post de “Compras em Roma”, afinal Roma DEVE sem dúvida ser rota de todo turista que vai à Itália, porque é linda, é aconchegante, tem uma bagagem histórica infina e sendo redundante é LINDA!!!!!

A primeira coisa que me veio em mente para esse primeiro post é ELETRÔNICOS, então vamos lá:
Em Roma existem inúmeras lojas de eletrônicos com preços excelentes, mas vale a pena reforçar ao leitor que existe uma lei que limita a quantidade de compras e o valor, então fiquem atentos ao site da Receita Federal.

Aqui vou citar as 3 lojas mais famosas da Itália que são Euronics, Trony e Mediaword, então caros leitores, viu uma dessas e tem intenção de comprar eletronicos, já sabe.

Turistas em Roma sempre conhecem a famosa Piazza del Popolo, afinal ela é a porta de entrada para as duas ruas comerciais mais famosas de Roma Via del Corso e Via dei Condotti (nesta últimas estão as lojas das marcas mais famosas como Bulgari). Pois bem,  dê as coisas para as igrejas gêmeas de Piazza del Popolo e caminhe na direção contrária a Via del corso. Encontrarás uma rua bem movimentada com pontos de ônibus à sua frete , estação de metrô do seu lado esquerdo  - Fermata Flaminio – Estação Flamínio. Atravesse essa rua e siga à esquerda por uns 100 metros tchaaaan ali está a loja da Euronics.

Foto de Piazza Del Popolo e suas igrejas gêmeas
 Essa foto não é minha, peguei nese site, mas foi a melhor imagem para fazer o leitor entender a explicação acima.  Aqui o fotógrado estava de frente para as igreja gêmeas a Via del Corso.

Caso seja um medroso que prefere não arriscar ficam duas dicas valiosas, em Roma existem shoppings fantáticos os mais famosos são um pouco fora da cidade, mas neles estão sempre as lojas famosas e com preços muuuito acessíveis abertos de domingo a domingo normalmente de 10h as 21h salvo nas segundas quando normalmente abrem mais tarde.
Um desses shoppings é o Euroma2 que caso estejam de carro fica seguindo a Via Cristoforo Colombo neste vocês encontram uma loja da Trony. A arquitetura desse shopping é espetacular, super elegante, e organizadissímo  
O outro que aconselho é o Porta di Roma, que fica seguindo o G.R.A  (Gran raccordo anulare)  ali encontrarão uma loja da MediaWord. Aqui fica uma outra dica, colado ao Porta de Roma é possível ver uma loja de magazine gigante chamada IKEA, se tiver interesses em coisas para casa, como decoração, ou mesmo o trivial cama, mesa e banho, vá lá, mas prepare-se porque é um local para enloquecer, tudo muito bonito, moderno e elegante e o principal com preços fantásticos.
Para maiores informações sobre transporte em Roma aconselho a irem nesse site da ATAC

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Verona, o berço do romantismo!


Hoje nossa viagem pecorre os caminhos do romance, e para tal nada melhor que sentir de pertinho as emoção da ficção* romantica mais famosa da história, Romeu e Julieta.  Pensando nisso nosso passeio nos levou à Verona, na região de Vêneto, Itália.


Verona fica muito próxima à Veneza, inclusive foi rota em nosso caminho justamente por isso, pouca gente sabe e acabam deixando de conhecer uma das cidades mais encantadoras da Europa. De Veneza para Verona, seguindo de carro pela autoestrada são nada mais que 1hora! E garanto vale muuuuito a pena passar essa uma horinha no carro, pois a estrada que liga essas cidades é uma coisa absurdamente linda e cheia de encantos.
É muito fácil achar estacionamento em Verona bem próximo aos pontos turísticos, e ao contrário dos valores pagos em Veneza, que podem assustar o possível viajador aventureito, garanto que em Verona os preços dos estacionamentos são bem em conta, ou seja os preços normais, variando entre 2 e 5 euros por dia.
Assim começamos a exploração da cidade dos apaixonados pela Praça Bra (Piazza Bra), que além de ser uma praça muito arborejada e linda, é cercada de barzinhos/lanchonetes o que torna o clima mais agradável e convidativo.
Junto a Piazza Bra, temos o nosso primeiro encontro artístico com a arena de Verona que diga-se de passagem possui uma fachada muito bem conservada.
Arena de Verona

Seguindo a pé encontramos as caracteristicas ruas italianas, estreitinhas e chamosas cheia de lojas e que nos levam a Piazza Erbe. 
Piazza Erbe

Essa é a vista do alto da torre dei lamberti, a foto foi editada para abranger as dimensões


Chegando a esse ponto você tem duas opções: primeira  segue à sua esquerda admira a praça erbe e aproveita para subir na Torre Dei Lamberti coisa que eu  aconselho muito, primeiro porque como eu explico no vídeo é de elevador e o que sobra pra subir a pé são poucos degraus, depois porque se vê toda a cidade de Verona.
 Descendo de lá e voltando à praça Erbe segue o caminho oposto e encontraremos o que muitos consideram a casa de Julieta com estátua da musa de Romeu em exposição e com a tradição de tocar o seio da moçoila para ter sorte... é melhor não arriscar né? Aconselho a ir lá e tocar mesmo, entretanto não se metam a engraçadinhos para tentar “tocar com a boca” (quase todo brasileiro faz isso e ... bem feito queimam os lábios!!!).  
Entrada para casa de Julieta


Fachada da casa de Julieta e sua famosa sacada

Estátua de Julieta

 Também é comum jovem escrevendo juras eternas no muro da suposta casa de Julieta.  

 A suposta casa de Giullieta pode ser visitada pagando-se entrada, existe mobília e tudo!  A coisa engraçada é que a certo momento da visitação, perto da fomosa sacada onde Julieta aparecia à procura de Romeu, percebe-se só mulheres (do mundo todo) e os homens costumam descer,  assim elas figem que procuram seu Romeu e eles fotografam sua Julieta. Por um momento todos são protagonistas da história de amor mais linda e mais triste conhecida pelo mundo.

Não é redundante reforçar, vale muito a pena ir em Verona, nem que seja por umas horas.

“Mas, qual luz é essa que acaba a sombra daquela janela?
A janela é o oriente, e Julieta o sol... Oh é a minha amada é o meu amor”


(*Sei que existem estudiosos que defem a tese de que a histórica é veridica, eu, no entanto vou com a maioria e considero tão somente uma das grandes e geniais histórias de Shakespeare.)