Hoje quero falar de uma curiosidade interessante e cheia de "disse me disse" que gira em torno da embaixada / consulado do Brasil em Roma na Itália.
Trata-se de um prédio belíssimo, que ostenta uma arquitetura riquíssima e muito bem localizado no coração da “vecchia città”, em Piazza Navona.
O prédio é o famoso PALAZZO PAMPHILJ. Já ouvi muitas lendas a respeito de tal, as principais eram “Como o Brasil um país tão pobre paga um aluguel tão absurdo em um palácio na Europa?” ou “Como o Brasil consegue manter um prédio desses tão bem localizado?” Pois bem, para os que assim como eu ouviam e pensavam que esses inquirem poderiam ter um fundamento criei esse post.
Vamos aos esclarecimentos para matar nossa curiosidade e uni-la a nossos arquivos culturais.
É bem verdade que em 1920 uma parte do palácio foi alugada pelo governo brasileiro para funcionar ali a sede diplomática de nosso país. CURIOSIDADE: Esse contrato de aluguel foi firmado com a Princesa Orietta Doria Pamphilj. Entretanto em 1960 o contrato de aluguel acabou se transformado em contato de venda e a opinião pública italiana manifestou-se contra a aquisição de tal parte tão importante da história local estar nas mãos de outro país, assim, foi solicitado ao Estado italiano, para que excesse o direito de preleção em 2 meses, como o governo italiano não o fez no final do ano de 1960 o Brasil pode ter sua aquisição regularizada (que diga-se de passagem que o valor pago foi ínfimo tendo em vista a grandeza cultural do lugar), e após 1 ano de restauração foi inaugurado o cantinho brasileiro na Itália.
Para os curiosos como eu, sugiro uma bela
Visita virtual ao Palácio Pamphilj, clicando aqui
Van
ResponderExcluirQue interessante! Eu nao sabia que o governo brasileiro era proprietario daquela maravilha!
Pois é Cris pouca gente sabe, eu mesma pensava que era alugado... mas ali de fato "é um pouquinho de Brasil..."
ResponderExcluir