sexta-feira, 23 de abril de 2010

Embaixada / consulado do Brasil na Itália : Curiosidades!




Hoje quero falar de uma curiosidade interessante e cheia de "disse me disse" que gira em torno da embaixada / consulado do Brasil em Roma na Itália.
Trata-se de um prédio belíssimo, que ostenta uma arquitetura riquíssima e muito bem localizado no coração da “vecchia città”, em Piazza Navona.
O prédio é o famoso PALAZZO PAMPHILJ. Já ouvi muitas lendas a respeito de tal, as principais eram “Como o Brasil um país tão pobre paga um aluguel tão absurdo em um palácio na Europa?” ou “Como o Brasil consegue manter um prédio desses tão bem localizado?” Pois bem, para os que assim como eu ouviam e pensavam que esses inquirem poderiam ter um fundamento criei esse post.
Vamos aos esclarecimentos para matar nossa curiosidade e uni-la a nossos arquivos culturais.
É bem verdade que em 1920 uma parte do palácio foi alugada pelo governo brasileiro para funcionar ali a sede diplomática de nosso país. CURIOSIDADE: Esse contrato de aluguel foi firmado com a Princesa Orietta Doria Pamphilj. Entretanto em 1960 o contrato de aluguel acabou se transformado em contato de venda e a opinião pública italiana manifestou-se contra a aquisição de tal parte tão importante da história local estar nas mãos de outro país, assim, foi solicitado ao Estado italiano, para que excesse o direito de preleção em 2 meses, como o governo italiano não o fez no final do ano de 1960 o Brasil pode ter sua aquisição regularizada (que diga-se de passagem que o valor pago foi ínfimo tendo em vista a grandeza cultural do lugar), e após 1 ano de restauração foi inaugurado o cantinho brasileiro na Itália.
Para os curiosos como eu, sugiro uma bela
Visita virtual ao Palácio Pamphilj, clicando aqui

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Bela apresentação de Pinóquio em Piazza Navona

Bem hoje começo a tentar postar vídeos.
Esse é uma demostração daquilo que vemos no Brasil e que falcimente também nos deparamos na Europa: Os artistas de rua. Tão anônimos em nossas mentes e tão brilhantes nos momentos que nos encantam.
Esse foi um que tive o prazer de assistir em Piazza Navona - Roma a personalização do nosso amado "menininho mentiroso" - Pinóquio!


terça-feira, 13 de abril de 2010

Documentos para viajar pra Europa

* Atualizado em fevereiro de 2014
Hoje nosso assunto é um tanto quanto burocrático, afinal BUROCRACIA existe em qualquer parte do mundo para onde você queira se aventurar.

A documentação para viajar, quero que fique claro, é algo bem diverso dependendo da finalidade de sua viagem e da forma como vai fazê-la, visto que pacotes de agências turísticas, por exemplo, se encarregam de entregar minuciosamente tudo que você precisa fazer.

Para o amigo leitor aventureiro vão algumas dicas (considero aventureiro, mochileiros, ou viajantes solitários que entram num avião e vão sem destino fixo pelo mundo):

Se seu destino é Argentina esteja com seu RG (identidade) atualizado, pois se a mente não me falha documentos emitidos há mais de 10 anos naquele país é crime!

Se você pretende aventurar-se para os Estados Unidos, Canadá lembrem-se de solicitar VISTO, nos respectivos consulados.

como meu blog é direcionado para quem deseja saber mais sobre viajar pela Europa, aqui vai algumas dicas para viagens ao velho continente:

Vale citar o que consta no site do MINISTÉRIO DAS REALIZAÇÕES EXTERIORES:

"Em 2005, cerca de 7.000 brasileiros regressaram ao Brasil porque foram deportados ou não admitidos no exterior. Em 2006, esse número cresceu para 13.583 - mais da metade oriunda de países da América do Norte e boa parte da Europa (Fonte: Departamento de Polícia Federal). Estima-se que esse número tenha aumentado ainda mais em 2007."

Antes de qualquer providência, verifique a validade do seu passaporte, ele deve ter validade superior a 6 meses. (Recentemente esse prazo foi alterado para 3 meses, a contar da data de saída da comunidade Européia, pelo visitante. Vale Salientar que esse novo prazo vale para todos os países que fazem parte do Espaço Schengem.).

Países da Comunidade Européia não exigem visto, desde que você permaneça o período máximo que é 90 dias, entretanto se você vai para casa de um parente ou amigo, será necessário a apresentação à policia de fronteira de um documento conhecido como carta convite (documento que alguém que já more no país de destino envia para você, devidamente assinado, declarando-se responsável pelo seu período de estadia. Também é válida se escaneada por e-mail) ou reserva em hotel, além de quantias mínimas de dinheiro que correspondam ao período de sua estadia (esse item foi postado aqui), cartão de crédito internacional, e passagem de volta com prazo não superior a 90 dias da entrada.

MODELOS DE CARTA CONVITE (Infelizmente só as possuo em italiano, mas como esse é o modelo do tratado shengen basta usar nosso amigo GOOGLE TRADUTOR que serve em qualquer idioma):

Al Sig./ra.................................
.........(indicare il nome della persona che si invita) E p.c alla Rappresentanza Diplomatica Italiana in ....................indicare il Paese )


Il/la sottoscritto/a…………………nato/a………….il……….Residente a………………………via…… n.………tel./cell……………………….
e-mail…………………….

consapevole che le dichiarazioni mendaci, la falsità negli atti e l’uso di atti falsi sono puniti ai sensi del Codice penale e delle leggi in materia

DICHIARO

Di poter ospitare, per un periodo di giorni (n°)…………e di potermi assumere l’onere dell’alloggio, del sostentamento, anche per quanto attiene ad eventuali spese per cure mediche o ospedaliere nonché del rientro in patria del Sig./ra...................................di cittadinanza..........................nato/a a........................residente a................................ titolare del passaporto n°......................rilasciato dall’autorità competente in ......................(indicare il Paese) Dichiaro inoltre che il mio reddito annuo è di € ..................e che la mia abitazione è costituita da n°............vani .

Data..../..../.........

Firma..................................


  • A quantia em euro é calculada na base de 65 a 70 euros ao dia.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Estradas na Europa e no Brasil

Ainda estou em débito com vocês no tocante oas transporte, mas como tive uma idéia que sei que vai agradar mais, prefiro deixar standy by aquele assunto.

Hoje tratarei de estradas, volto a dizer, não quero com essas fotos que postarei criticar meu país e elevar outros, apenas faço uma comparação porque mostro a meus amigos que por aqui passeiam como são as coisas lá e aqueles que buscam informações de viagem também descobrem novos horizontes.

Neste post as imagens falarão mais que qualquer palavra que eu venha a tecer! Conforme vocês percebem minha intimidade com postagens de fotos é pouquíssima, assim esplico:

As fotos da esquerda são sempre da Europa e as fotos da direito sempre do Brasil.

Nas duas primeiras fotos relato as ESTRADAS EM BOAS CONDIÇÕES EUROPA / BRASIL, nas fotos 3 e 4 que são as do meio temos um exemplo de SINALIZAÇÃO NA EUROPA / BRASIL e nas duas últimas, como nem tudo são flores, temos as ESTRADAS RUINS NA EUROPA COM NEVE E NO BRASIL COM BARRO.











segunda-feira, 5 de abril de 2010

Transportes Públicos - Visão Brasil



Coisa interessante, irritante e intrigante é utilizar transportes públicos aqui no Brasil, justamente nessas horas, você entende a idiotice gritante daqueles que cultuam seus carros - A meu ver, esse seria o único motivo plausível para cultuar tal objeto.

Usar o transporte coletivo aqui no Brasil inicia-se pela paciência, afinal de contas ficamos horas a fio esperando o meio. Nunca se sabe a que horas o ônibus esperado irá finalmente chegar ao ponto onde você, meu caro, encontra-se. Enfim, um sorriso surge em seus lábios... é o ônibus!! Mas... Não!!! O que aconteceu??? Ele não parou..!!! e por mais que você abane as mãos, gesticule e corra o motorista finge não te ver e vai embora com um sorriso macabro!

Quando isso não acontece, você está ali o ônibus finalmente chega mas não existe espaço para um mísero mosquito!!!

Finalmente um ônibus digno de sua presença, com um espaço mínimo para seus dois pezinhos manterem-se firmes ao chão... entretanto, de repente um sem noção resolve ouvir música no celular em alto e bom volume para que todos UNIDOS, possam ouvir aquele som que nem sempre é algo "escutável".

Enfim mas o que isso tem a ver com o escopo de nosso blog? Comparar os transportes brasileiros com os europeus, fato este que se fará nas próximas publicações!

AGUARDEM...

PS1.: Pretendo postar fotos interessantes e no momento não as encontrei... assim como dependendo do meu grau de evolução com o blog quem sabe postarei até um vídeo!

PS2.: Liberei os comentários para todos, assim ainda que vocês não tenham contas no google poderão postar!

PS3.: Liberei meu e-mail para dúvidas, para consultá-lo basta clicar em VISUALIZAR PERFIL COMPLETO, lá vocês encontrarão um e-mail para contato comigo, de qualquer forma reforço-o aqui cultura_bobagem_saudade@hotmail.com