domingo, 19 de janeiro de 2014

Parque dos Monstros - Jardins de Bomarzo

Entre as belezas e mistérios que eu classifico como de essencial utilidade para postar aqui no blog, nada mexe mais com a imaginação que o famoso Parque dos Monstros (Parco dei Mostri), situado em Bomarzo a uma média de 90 a 95 KM de Roma, situado na província de Viterbo.
Essa é a entrada do parque, que foi uma coisa que realmente me deixou encantada!!!
Infelizmente sai como intrusa na unica foto da entrada...rsrs!!
A Lenda conta que um homem muito rico e influente, príncipe Pier Francesco, comprou o local para tentar acalmar seu coração que nunca se conformou com a perda de sua amada esposa.

O local é também conhecido como Bosque Sagrado de Bomarzo, naquele lugar o príncipe tentava de alguma forma encontrar sua esposa, assim, ele passou a construir estatuas bem intrigantes, algumas que lembram monstros, outras seres mitológicos e em boa parte do parque é possível encontrar escritas estranhas ou de profunda reflexão. Na boca da estatua mais famosa do parque é possível lê-se: "ogni pensiero vola" (Cada pensamento voa), entrando literalmente na boca do mostro vemos uma espécie de cama de cimento.


Uma das obras mais famosas aqui lê-se: Ogni pensiero vola.
Ah, não posso deixar de citar que o arquiteto contratado pelo príncipe Pier Francesco, nada menos era Pirro Ligorio, que foi quem deu continuidade à Capela Sistina após a morte de Michelangelo.

Esse é um local para visitação turística, que vale realmente a pena visitar, paga-se uma taxa que deve girar em torno de 10 a 15 euros e pode-se ficar ali o tempo que quiser.




Os jardins do parque de Bomarzo são considerados os mais famosos da renascença italiana, isso mesmo, são construções datadas do sec. XVI que perduram até hoje, e diga-se de passagem, muito bem conservadas, embora tenham sido abandonadas por séculos.