sábado, 22 de outubro de 2011

Passeando por Estrasburgo / Strasbuorg

Quando entre os roteiros de viagem surgiu a rota Estrasburgo, devo dizer que aceitei um tanto quanto duvidosa do que aquela cidade poderia me proporcionar. Pesquisei um pouco na internet, até mesmo desesperançosa de respostas entusiasmantes, até que encontrei um blog que começou a mudar minha tese. Sinceramente no decorrer da viagem embora como sempre, estivesse empolgada por conhecer uma nova cultura e uma nova cidade, imaginei um cenário sem aquele ar que buscamos ao trilhar cidadezinhas européias, imaginei tudo menos o cenário pitoresco que se apresentou diante de meus olhos!



Strasbourg é realmente uma obra de arte a céu aberto, com arquitetura peculiar e o anconchego que somente algumas cidades européias contadas a dedo oferecem. Embora toda modernidade do século XXI é como se voltassemos na história e nos sentíssemos no passado.

Ficamos hospedados bem no centro da cidade e super pertinho dos pontos turísticos mais visitados. Era menos de 500 metros para irmos caminhando ao bairro conhecido como “le petit france” com casinhas que nos põe em dúvida se estamos mesmo na França ou na Alemanha devido sua arquitetura. Bem próximo a esse bairro encontramos as Ponts couverts (Pontes cobertas) que embora tenha esse nome não possuem mais sua cobertura desde o séc. XVIII. 


      Le Petit France
                                                          
Passear no centro de Estrasburgo em busca da catedral de Notre Damme é fantástico e se perder naquelas ruazinhas significar encontrar beleza a cada giro. É impossível ao deparar-se com a catedral passar despercebido que àquela era a igreja de sua procura, pois é uma construção imponente e que mantem até hoje o posto de 4º mais alta catedral do mundo, é nela onde encontramos o famoso relógio astronomico, que por volta das 11h, exibe uma espécie de apresentação e explicação do funcionamento. Neste horário  a igreja fecha e somente pessoas com o ingresso permenecem no interior da catedral para admirar o espetáculo infelizmente por poucos minutos não tivemos o prazer de ver, mas soube que vale muito a pena.



Ao encontrarmos a catedral já fechada, incialmente desanimamos um pouco, mas com tanta coisa pra ver, rapidinho encontramos ocupação e fomos até o conhecido Palais de Rohan, local de onde saem barcos que fazem um passeio que recomendo muito pelos canais da cidade, não lembro ao certo quanto pagamos mas acredito que não superou os 10 euros por pessoa, como era novembro não tinha aquela quantidade absurda de turistas do verão, chegamos lá e simplesmente compramos o ingresso e partimos para aventura. O passeio é feito por esses canais que circundam a cidade e passam pela frente de diversos prédios históricos e famosos como a sede do parlamento europeu. Como o barquinho era fechado (fazia frio) as fotos não é que ficaram toda essa maravilha, mas o que importa é o que meus olhos viram e minha alma sentiu: toda emoção e grandeza histórica daquele lugar que mais uma vez reforço, vale muito à pena!!
  Barcos dos passeios pelos canais


Parlamento Europeu

Culinária de Estrasburgo